domingo, 24 de maio de 2015

Mitologia: Elfos

Como comecei postando um desenho de uma elfa, por que não falar sobre eles?!

       Apesar da distancia de tempo e espaço, ainda nos dias atuais, as lendas, fábulas e mitos da Mitologia Nórdica e Celta ainda repercutem sobre nós. 
     Criatura mística descrita por tais mitologias, os elfos são como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas.
     São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou ninfas.São geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos, grande ligação com a natureza e geralmente considerados como ótimos arqueiros. Nas mitologias nórdica e céltica os elfos eram chamados de Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos de luz", uma vez que palavra "Sol" na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: o Raio Élfico. O seu país era Alfheim e era o domínio de Freyr, o deus do sol. 
       Haviam também outros elfos, não tão luminosos, feios, negros, de nariz comprido, castanho sujo, que evitavam o sol, pois os raios solares transformavam-nos em pedras.
      Aparecem em outras mitologias também, como na Mitologia Escandinava (onde são descritos como gênios que simbolizam o ar, a terra, o fogo e a água), na Mitologia Alemã (após o cristianismo os elfos passaram a ser vistos como seres traquinas que causavam doenças às pessoas e ao gado e também se lhes atribuía a responsabilidade pelos maus sonhos, cuja palavra alemã para pesadelo Albatraum que significa sonho élfico), na Mitologia Inglesa (onde, nas baladas medievais inglesas, a maioria  dos elfos são do sexo masculino e frequentemente de caráter sinistro, inclinados ao estupro e assassinato, como o Elf-Knight que rapta a rainha Isabel. A única elfa mencionada com frequência é a Rainha dos Elfos, ou da Elfland. Já nos contos populares do início da Idade Moderna, os elfos são descritos como entidades pequenas, esquivas e travessas, que aborrecem os humanos ou interferem em seus assuntos. Às vezes, são consideradas invisíveis. Nessa tradição, os elfos se tornaram sinônimos das fadas), na Mitologia de Tolkien (em que os elfos são descritos como sendo seres belos, sábios, poderosos, fascinantes, e com uma relação muito especial e profunda com a natureza,  baseados na mitologia nórdica, mas com elementos cristãos), e em outras versões pós-Tolkien.



Nenhum comentário: